.
.

A muralha anti-pirataria da Ubisoft, que prometia mundos e fundos na luta contra os navios de velas negras exigindo uma intrusiva e irritante conexão constante com a internet, parece mesmo ter sido derrubada – e em tempo recorde. Ontem, dia 8, a gigante dos jogos francesa lançou Silent Hunter 5 que, ao contrário do que se pensava, foi o primeiro jogo a contar com o infame DRM – Assassin’s Creed II será o segundo. Como nada escapa desse câncer chamado pirataria, o jogo logo caiu nas mãos de crackers que já afirmam ter conseguido derrubar com sucesso as proteções anti-pirataria da Ubisoft.

Mais especificamente um grupo intitulado de “SKIDROW” foi o responsável por neutralizar o DRM da Ubisoft e disponibilizar Silent Hunter 5 sem qualquer tipo de exigências de conexão constante. Não há informações mais detalhadas sobre como isso foi feito, mas parece que o DRM foi derrubado com uma incrível rapidez e uma assustadora facilidade. Segundo o Kotaku, o jogo já está disponível em sites de download com a simples instrução de “instalar e copiar o executável crackeado, simples assim!”.

A única – e irônica – recomendação é “não instale/use nenhum executável da Ubisoft, ou simplesmente bloqueie qualquer conexão à internet”. Exatamente o oposto do que o DRM pretendia: forçá-lo a se manter conectado à internet o tempo todo para jogar, independentemente se seus jogos fossem single ou multiplayer. É óbvio que não baixamos o jogo pirata para verificar, mas já é fato que o DRM da Ubisoft perdeu sua primeira batalha.

Hoje a Ubisoft deu as caras novamente tratando logo de abafar a suposta (e humilhante) derrota do seu sistema anti-pirataria, afirmando que tudo isso não passa de mentira – seu DRM ainda resiste bravamente. “Enquanto um jogo pirateado parece estar funcionando normalmente, qualquer gamer que baixe e jogue uma versão crackeada verá que o título não está completo”, disse a publisher francesa ao Computer and Video Games.

“Não está completo” pode significar muitas coisas, como por exemplo, ter bugs de jogabilidade, como aconteceu com Grand Theft Auto IV e Batman: Arkham Asylum, que pegou piratas através de erros bizarros na mêcanica de jogo que só ocorriam com quem baixou o título ilegamente. Ainda não se sabe exatamente qual será o plano B da Ubisoft, mas parece que a companhia não vai aceitar a derrota tão rápido assim.

Por enquanto, o placar é Muambeiros 1 x 0 Ubisoft.

0 comentários

Postar um comentário


.